COTAÇÕES AGRÍCOLAS

Tratamento de Sementes Momesso é destaque pela Embrapa

O Tratamento de Sementes Industrial (TSI) tem ganhado cada vez mais espaço entre empresas que buscam resultados de excelência em seus produtos. Nesse cenário, a Momesso, pioneira na produção de máquinas para esse cuidado, destacou-se recentemente. Além disso, o boletim da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) reconheceu a marca como a mais utilizada por produtores de soja que aplicam essa técnica.

 

Boletim de pesquisa e desenvolvimento

 

O Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, nomeado como “Adoção do tratamento de sementes de soja na indústria”, apresentou importantes informações sobre o uso do TSI durante a safra do grão no período de 2022/2023.

Além disso, a pesquisa avaliou, ao todo, as respostas de 61 instituições relacionadas ao Tratamento de Sementes Industrial. Durante o estudo, a equipe considerou os diferentes tipos de produtos utilizados, o que ampliou a compreensão sobre as práticas adotadas no setor.

 

Instituições que participaram da pesquisa

 

Durante a pesquisa, a Embrapa analisou as respostas de 61 instituições coletadas por meio de um questionário estruturado.

Além disso, os participantes apresentaram uma diversidade significativa. Entre eles, 73,8% eram empresas produtoras de sementes (45 empresas), 24,6% eram cooperativas (15 instituições) e 1,6% correspondia a uma empresa estatal (1 representante). Para garantir resultados mais abrangentes, a Embrapa incluiu empresas localizadas em 12 estados diferentes, o que ampliou a representatividade dos dados coletados.

 

Produtos observados no tratamento

 

Entre os produtos para tratamento de soja observados na pesquisa, foi possível identificar que as empresas utilizavam elementos específicos para alcançar melhores resultados.

Além disso, os dados mostram que as empresas trataram 93,5% das sementes com inseticidas para soja,  92% aplicaram fungicidas, 40,3% adicionaram nutrientes, 29,4% utilizaram nematicidas, 24% incorporaram inoculantes e 23,2% optaram por bioestimulantes. Dessa forma, esses números refletem a ampla variedade de soluções adotadas pelas empresas, que buscam garantir tanto a qualidade das sementes quanto o sucesso das lavouras.

 

Equipamentos mais utilizados no TSI

 

O boletim da Embrapa destacou a Momesso como a marca de equipamentos mais utilizada por empresas que realizam o tratamento de sementes em modalidade industrial.

Além disso, a pesquisa revelou: “Entre as marcas que fabricam e disponibilizam máquinas para o TSI, a Momesso Indústria de Máquinas apresentou a maioria dos equipamentos utilizados (…), com 68% de frequência nas respostas”, reforçando a liderança da empresa no setor.