Uma pesquisa recente realizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) apontou que investir em sementes tratadas de soja é uma prática não só importante por conta da produtividade, mas também por ser rentável.
No estudo, o investimento nessa tecnologia é comparado a um seguro que o agricultor faz no início de implantação de sua lavoura, que o protegerá de danos que poderiam comprometer todo o seu trabalho.
Como o próprio nome indica, o tratamento de sementes consiste na aplicação de produtos específicos, desenvolvidos com a mais alta tecnologia e controle, e tem como objetivo proteger a semente desde o seu contato inicial com o solo até o crescimento das plantas.
Com essa proteção, o desenvolvimento da lavoura ocorre de maneira uniforme e com maior força de enraizamento. Além disso, o agricultor reduz os riscos de problemas futuros e de gastos com tratamentos emergência.
Tecnologia mantém pragas longe da lavoura
O tratamento de sementes tem se tornado um grande aliado ao possibilitar maiores chances de sucesso e bom desenvolvimento inicial das plantas.
Através dessa técnica, sementes que poderiam ser ameaçadas por pragas conseguem crescer mais fortes e uniformes e com melhor enraizamento.
A tecnologia pode ser aplicada de duas maneiras: on farm (na fazenda, em livre tradução) ou através do TSI (tratamento de sementes industrial).
Os benefícios do tratamento de sementes
• Controle de pragas;
• Proteção do potencial genético da cultura;
• Estabelecimento do estande da lavoura;
• Melhor enraizamento e germinação;
• Baixo custo de investimento;
• Maior produtividade.
Fonte: https://portalsyngenta.com.br/noticias/