O beneficiamento de sementes é um dos processos importantes para obter sementes de alta qualidade e por consequência, permite aumentar a produtividade das lavouras. Depois de colhida, a semente contém materiais indesejáveis que devem ser removidos a fim de facilitar a secagem, o armazenamento e a semeadura.
O beneficiamento consiste em todas as operações a que a semente é submetida desde sua recepção até a distribuição e é composto por diversas etapas, são elas:
Recepção
Amostragem
Pré-limpeza
Operações Especiais
Limpeza de materiais e classificação
Tratamento
Transporte interno das sementes nas embalagens
No entanto, não existe uma padronização na estrutura a ser seguida para o beneficiamento. Fica a critério do produtor se ele executará todo o processo ou apenas as etapas de embalagem, armazenamento e distribuição.
Porém, a lei do processamento de sementes brasileira estabelece que quatro critérios devem ser levados em consideração na avaliação de qualidade de um lote de sementes: o fisiológico, o físico, o sanitário e o genético.
Cada um deles será responsável por garantir a segurança das lavouras contra riscos químicos e/ou biológicos, garantir uma taxa de germinação adequada, padronizar os produtos para a exportação, entre outros.